quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Sexta-feira 23/01/09 – Translado Atins-Caburé-Paulino Neves-Tutóia.

Para chegarmos a Tutóia na área do Delta tínhamos algumas opções: podíamos pegar o barco de linha no porto de Atins para Barreirinhas às 15:00 horas (um horário que depende da maré e muda ao longo do ano) e faz o percurso em 4 horas, dormir em Barreirinhas e seguir de Toyota de linha partindo da praça em frente ao Banco do Brasil no dia seguinte às 9:00 horas para Paulino Neves e às 13:00 outra Toyota de Paulino Neves para Tutóia. Outra opção era pegar a Toyota de linha que sai de Atins para Barreirinhas às 3:30 da madrugada, chacoalhando 2 horas pelas trilhas e pegando a Toyota de linha das 9:00 horas em Barreirinhas para Paulino Neves e depois Tutóia. Bem, não escolhemos nenhuma das duas opções “antropológicas”. Na noite anterior fomos apresentados pela Dora (amiga de Curitiba) a um casal de mineiros hospedados na pousada do Buna que acabavam de chegaram naquele mesmo dia de Barrerinhas e tinham como objetivo chegar até a região do Delta do Parnaíba, os mineiros arrumaram uma voadeira de Atins para Caburé e uma Toyota Hilux de Caburé para Tutóia passando por Paulino Neves (Sr Domingos Aquino tel: 98-3479-1341/9969-3046 ofereceu o translado por R$ 250,00 para até seis pessoas, como éramos 4 pessoas, pagamos R$ 63,00 cada um pelo translado). Sr. Domingos saiu de Caburé e tocou rápido pela praia deserta a nossa frente, adentrando logo a seguir nos Pequenos Lençóis onde paramos para fotos, cortando pelas dunas chegamos a Paulino Neves onde atravessamos a ponte que a divide de Rio Novo e seguimos pela estrada interna passando por vilarejos como Tutóia Velha e vários igarapés até chegar em Tutóia, logisticamente, não dá pra ir sempre pela praia tem uma área de manguezal entre Paulino Neves e Tutóia. Em Tutóia, o Sr. Domingos deixou o casal de mineiros no porto situado as margens de um braço do Rio Parnaíba, isto porque os caras queriam chegar a Parnaíba ainda naquele dia, para eles a viagem iria durar mais 10 horas de barco. Para nós, Sr Domingos nos ofertou sua pousada no centro da cidade (Pousada dos Guarás, Pça Tremembés), mas seguimos para Pousada Jagatá onde também já tínhamos reserva (Pousada Jagatá tel. (98) 34791551 (98) 96079388, gerente Marcos, diária de R$ 100,00). Após descansarmos e agendarmos o passeio pelo Delta para o dia seguinte, fizemos uma caminhada pra comprar umas garrafas de cervejas no solícito vendedor do bar da rua principal. Valeu em seguida, a caminhada de aproximadamente 40 minutos da Pousada Jagatá na Praia da Andreza até os Pequenos Lençóis que ‘’esbarram’’ na porção oeste de Tutóia. As Dunas são freqüentadas pela população que se diverte vendo o pôr do sol e fazendo sandboard em tábuas adaptadas.